Aromaterapia

Como os óleos essenciais podem nos ajudar a melhorar nossa imunidade

Quando melhoramos nossa imunidade, damos capacidade ao nosso organismo de se defender de invasores, no caso vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças e assim, mantemos o equilíbrio e o bom funcionamento do nosso organismo.

Alguns óleos essenciais ajudam a melhorar nossa imunidade com suas propriedades antimicrobianas. Eles reforçam a capacidade do sistema imunológico para combater diretamente os invasores estranhos, e manter nosso sistema imunológico ativo, especialmente em momentos de estresse. Os óleos essenciais têm a capacidade de inibir processos inflamatórios prejudiciais que contribuem para a doença, e beneficiam todos os outros sistemas, fortalecendo o corpo como um todo.

Algumas sugestões de óleos:

Tea Tree

Tem um incrível poder antisséptico e ação antifúngica, com forte propriedade imunoestimulante. Ajuda o sistema imunológico a combater doenças infecciosas. Ativa os leucócitos para formar uma defesa contra organismos invasores, e ajuda a reduzir a duração das doenças. Tem excelentes propriedades antivirais, germicidas e é útil no tratamento de infecções repetitivas e da fraqueza decorrente de viroses. 

Tomilho

Pertence aos óleos com efeitos antitóxicos e antissépticos mais fortes, alcançado pela alta descarga de oxigênio (que promove a purificação e a excreção). É um óleo desintoxicante, purificador e clareador. Benéfico para o sistema imunológico e fortalecedor, ajuda o organismo a reagir contra doenças e a deter a propagação dos germes.  Fortifica os pulmões durante o tratamento de resfriados, tosses e inflamações de garganta, especialmente em casos de amigdalite, laringite, faringite, bronquite, coqueluche e asma. Aquece o corpo e ajuda a liberar o catarro. Pessoas que tem pressão alta devem evitar.

Limão Siciliano

O óleo de Limão Siciliano pertence aos óleos com efeito antisséptico/bacteriano mais forte e aumenta enormemente a imunidade. Estimula os leucócitos, revigorando, assim, o sistema imunológico e ajudando o organismo a combater doenças infecciosas. Sua natureza antisséptica alivia inflamações de garganta, tosses, resfriados e gripe, especialmente quando acompanhados de febre, pois ajuda a baixar a temperatura do corpo.

Cravo

Alivia problemas respiratórios e é usado no tratamento de tuberculose, asma e bronquite. É ótimo para desinfetar o ambiente durante o período de doenças infecciosas. É um excelente bactericida e, se for vaporizado com frequência durante o inverno, aumenta a resistência aos germes.

Eucalipto Glóbulos

Um dos melhores remédios para o trato respiratório, é antisséptico, expectorante e antiespasmódico. Ajuda a secar o catarro e combate a sinusite. Tem sido também indicado para todos os tipos de infecções pulmonares: pneumonia, bronquite, tuberculose, asma, tosses e congestão pulmonar. Tem efeito regenerador do tecido pulmonar. Bronquite e sinusite são dissipadas rapidamente. Sprays de eucalipto são altamente eficazes para matar as bactérias do ar.

Sugestões para o uso dos óleos essenciais nesses casos:

– Inalação: A inalação do vapor do óleo essencial é um excelente método para tratar tanto os problemas respiratórios, tais como gripes, resfriados e sinusites. Ao utilizar um vaporizador, acrescente apenas uma gota de óleo essencial ao soro fisiológico. Já numa vasilha, acrescente até 9 gotas para dois litros de água fervente. Posteriormente, coloque uma toalha sobre a cabeça e respire profundamente. Mantenha os olhos fechados durante esse processo.

– Aromatizadores Elétricos: No plug elétrico você pode pingar de 9 a 12 gotas dos óleos essenciais e ligá-lo na tomada, de preferência no mesmo ambiente em que você esteja. Também tem os difusores ou vaporizadores que formam uma névoa e difundem os óleos no ambiente. Nesses, geralmente, são colocadas 3 gotas a cada 100 ml de água. Eles podem ser usados em casa e/ou no trabalho.

– Escalda Pés: Utilize uma bacia ou tina, com 2 litros de água quente, e aproximadamente de 10 a 15 gotas de óleos essenciais, sempre diluídos em algum veículo carreador, que pode ser sal, vinagre e/ou óleos vegetais, até mesmo azeite.

– Inalação por meio de lenços ou algodão: É uma maneira fácil de utilizar os óleos essenciais. Basta adicionar de 3 a 4 gotas de óleo em um lenço e inalar profundamente. Excelente para resfriados e dores de cabeça.

Praticar um estilo de vida saudável ainda é o melhor caminho para melhorar o sistema imunológico. Alimentação saudável, exercícios, gerenciamento do estresse, banho de sol, tempo para o lazer e utilização dos óleos essenciais com moderação quando houver a real necessidade, serão ótimas alternativas para equilibrar a imunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *